Páscoa de Jesus Cristo – 2022
Mensagem da Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Queridas Irmãs, formandas, leigos e leigas ICM, colaboradores da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, todos e todas que nos acompanham nessa mensagem:
“Cristo Ressuscitou”, Aleluia!
Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor” (Jo 20,18)
Igual um pianista fazendo uso pedalar, para manter “o abafador afastado de todas as cordas, permitindo que notas sucessivas vibrem juntas, dando maior riqueza à sonoridade”, utilizemos nossos pés, para correr e anunciar com Madalena: “Vi o Senhor”(Jo,2018). E na vibração das notas sucessivas de nossos corações, vibrem o amor, a sinodalidade da vida em passos conjuntos, construindo história, gerando comunhão e unidade no seio de nossa casa Congregação.
Igual um pianista solitário na noite em vigília, demonstrando as características sonoras do piano, na melodia da Ressurreição que se aproxima, alegremo-nos! É manhã ! Cristo está Vivo! Fazendo do universo uma sala de concertos e da terra um piano de cauda, que em sua potência sonora anuncia o banquete na mesa da humanidade. No pedal de sustentação de nossos cérebros, prolonga-se duração das notas executando a acolhida do Ressuscitado, que aparece no amanhecer da vida de Madalena e quer ser anunciado aos discípulos.
“Os discípulos, então ficaram cheios de alegria por verem o Senhor”(Jo 20,20).
É Tempo Novo! Tempo de alegria e de esperança, porque como os discípulos vimos o Senhor! Na certeza da Ressurreição, corramos aceleradamente em nosso ser, abramos nossos olhos para a realidade da Ressurreição. Os discípulos de Jesus se alegraram com a vitória de Jesus sobre a morte. A Páscoa celebrada por Jesus, tornou-se a Páscoa dos discípulos, porque seus olhos viram o Senhor!
Portanto, neste mundo, sedento de paz, com a necessidade de que a guerra na Ucrânia e em outros países seja cessada, abraçamos, como Conselho Geral, e em nome de tudo aquilo que nós assumimos – todo dinamismo da Vida Congregacional – o nosso abraço, o nosso desejo de uma paz mundial; o nosso desejo de que a perversidade dos grandes seja cessada. O nosso desejo de que os pobres tenham mais vida e Vida em plenitude.
É nesta certeza e esperança que nós desejamos uma Feliz Páscoa!
Uma Páscoa que nos alegra, que nos faz caminhar construindo e reconstruindo a nossa vida para que sejamos humanizadores, humanizadoras de uma sociedade nova.
Feliz Páscoa! O nosso abraço sinodal pascal!
Cristo Ressuscitou! Ele está Vivo!
Meu abraço fraternal
Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral da Congregação das
Irmãs do Imaculado Coração de Maria