“Abraçar a vulnerabilidade no caminho sinodal” – esta é a proposta de estudo do encontro de formação promovido pelo Setor Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria na sexta-feira e sábado, respectivamente, 10 e 11 de junho.
Cerca de 50 Irmãs, de diversas comunidades do Rio Grande do Sul e uma de São Paulo participam do encontro, que acontece no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre/RS. A assessoria da formação é da Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva.
“O objetivo do curso é o de contemplar as vulnerabilidades nas comunidades, na nossa vida congregacional, e também a partir dessas vulnerabilidades, potencializá-las, reconhecer a potencialidade que nós somos e temos, como também perceber as vulnerabilidades que acontecem no mundo, as feridas da humanidade, dos pobres, a falta de paz, do meio ambiente desgastado e acrisolado pelos governantes, os povos sem destino… Devemos acolher e abraçar essas feridas no caminho sinodal, o que significa construir o caminho, como Congregação, para vivermos a sinodalidade a partir de uma espiritualidade do diálogo, da escuta, do discernimento; uma espiritualidade que escuta o mundo e a criação; uma espiritualidade do cuidado, da resistência paciente”, afirmou a irmã Maria Freire da Silva.
A Diretora Geral afirmou ainda que a iniciativa quer valorizar e dar ainda mais importância às Irmãs que vivem a missão em seus espaços de inserção.
A atividade transcorre num clima de grande leveza e pertença congregacional.