No primeiro grande evento presencial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria se reúnem para um dos mais importantes eventos congregacionais: o Conselho Plenário e Assembleia.
O evento acontece de 1º a 04 de setembro, no Instituto Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, capital. Mesmo antes do início dos trabalhos, as Irmãs já estavam envolvidas nas reuniões das equipes ampliadas (Formação, Animação Missionária e Bem-Estar). Agora, vivenciando o Conselho Plenário e a Assembleia, em âmbito provincial, as religiosas voltam seu olhar para a vida e missão da Congregação, bem como a projeção da caminhada institucional.
O Conselho Plenário e Assembleia tem como tema: “Vida Religiosa profética e solidária em comunidades sinodais” e o lema: “Saiamos às pressas, a vida clama”. Ao todo, mais de 50 Irmãs estão participando, sendo 48 presenciais e as demais na modalidade online.
Participando online, a Diretora Geral, Irmã Maria Freire da Silva, expressou o desejo de que o evento seja um tempo de encontro e vivência da transformação “com a alma do Carisma, como a intenção primeira da nossa fundadora Bárbara Maix, que tem em seu fio condutor o modelo de Maria, Mulher apressada para anunciar um novo tempo. Como Maria possamos cantar a beleza da vida”, disse.
Irmã Eurides Alves de Oliveira, coordenadora provincial, destacou que o Conselho Plenário é a expressão de uma missão comum.
“O Plenário é uma expressão de reafirmação de um projeto comum, uma missão comum. A primeira missão é sermos Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O Plenário é o convite para retomar aquilo que nos propomos e, como Irmãs ICM, somos convidadas a revisitar e ser fiel à nossa raiz fundacional, ao nosso Carisma, espiritualidade e missão.”, afirmou.
Irmã Eurides convocou as participantes a exercerem a fidelidade criativa, deixando-se guiar pela Trindade Santa, por Maria e Bárbara, “mas também pelos sinais do tempos, pelos apelos da realidade, dos gritos do povo e necessidades do sujeito da missão”, declarou.
Na programação, há momento de estudos com a assessoria da Irmã Cleusa Maria Andreatta, IDP, análise de conjuntura das realidades do Brasil, Bolívia e Haiti; socialização da caminhada feita pelas comunidades e dos Projetos Sociais Solidários e o planejamento da caminhada do próximo ano.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br