O Encontro de Canto e Música Litúrgica: “Minha voz se faz canção”, da saudosa Irmã Miria T. Kolling, foi ministrado nos dias 02, 03 e 04 de junho, em Porto Alegre (RS), para as Irmãs, convidados, leigos e leigas do Imaculado Coração de Maria. O evento foi realizado no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre.
A promoção do curso era um antigo pedido das Irmãs para fortalecer a aprendizagem musical e o crescimento da fé do povo de Deus cantante, com vistas a tornar “nossas liturgias mais dignas e festivas”.
O curso foi ministrado pelos professores de música Eurivaldo Ferreira e Eurisanete Ferreira, de São Paulo, que, junto com outros músicos e amigos, com a supervisão da Congregação, levam adiante o legado da Irmã Miria T. Kolling, falecida em 05 de maio de 2017.
“Após a morte da Irmã Miria, o grupo nos chamou e pediu para levar adiante a grande obra da Irmã Miria. Muitas pessoas participaram dos cursos que ela fazia em todo o Brasil. Com isso, temos acompanhado para que essa missão continue firme na Igreja”, disse a Irmã Adelaide Queiroz de Lima, Conselheira Geral do Setor Formação.
A Diretora Geral ICM, Irmã Maria Freire da Silva, destacou:
“Como dizia Santo Agostinho, quem canta reza duas vezes. E cantar, sobretudo o canto litúrgico, expulsa o capeta. Os Padres da Igreja diziam que o diabo não gosta da alegria, porque a alegria traz uma energia que torna visível a força trinitária de Deus. E nós vamos celebrar esse Deus que é comunhão, esse Deus que é todo cantar”, disse.
Nos três dias de curso, estudos, reflexões, exercício das técnicas, debates e ensaios evidenciaram a dimensão celebrativa da música e seu importante papel na liturgia celebrada nas comunidades. Em todo tempo a saudosa memória da Irmã Miria foi lembrada com carinho. Como prática do curso, o grupo animou a Celebração Eucarística no Santuário São Rafael, no sábado, dia 03, e no domingo, na Missa que encerrou a atividade.
O encontro vai avaliado como necessário, importante e positivo.