O dia da memória litúrgica da Bem-Aventurada Bárbara Maix em Porto Alegre (RS) foi marcado por uma cerimônia especial: a entronização de sua relíquia na Capela Senhor dos Passos, na Santa Casa de Misericórdia. A celebração eucarística aconteceu na manhã da quarta-feira, 06 de novembro.
Presidida pelo Capelão, Padre Claudio Damé, e concelebrada por outros sacerdotes, a celebração contou com a presença das Irmãs do Conselho Geral da Congregação e de várias comunidades da capital gaúcha.
Durante o canto do Glória, a relíquia foi conduzida pelo corredor central sob uma chuva de pétalas de rosa, seguida pelos quadros do Imaculado Coração de Maria e da imagem de Madre Bárbara. Padre Claudio, após depositar a relíquia, realizou a oração solene, incensou e aspergiu os objetos sacros.
A homilia, proferida pelo cônego Leandro Chiarello, destacou a vida de entrega e amor de Madre Bárbara a Deus e ao próximo:
“Madre Bárbara foi um exemplo de seguimento a Jesus Cristo, manifestado em sua doação aos irmãos. Por isso, a Santa Igreja a reconhece como intercessora, elevando-a aos altares como exemplo de fé e serviço”, afirmou.
Em sua fala, o cônego conectou o legado de Bárbara à missão da Santa Casa: “Estamos no coração da cidade, e Madre Bárbara iluminará todos os porto-alegrenses. Que ela seja luz e intercessão para os médicos, enfermeiros, técnicos e agentes da Pastoral da Saúde que aqui trabalham, intercedendo pelos doentes que são cuidados neste lugar sagrado.”.
A Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva apontou: “A relíquia de Bárbara Maix, neste lugar, assume um movimento amoroso e verdadeiro na cura, na defesa da vida passo através dos médicos e enfermeiros e todos os colaboradores desse espaço. A relíquia será portadora da beleza santificante do Espírito Santo enraizada na Pessoa de Deus Pai e Mãe, e fundamentada na Pessoa de Jesus Cristo. Roguemos aos nossos Patronos protetores da Vida Congregacional junto a Deus, que derramem bênção e mais Bênçãos para esta Casa.” [Clique aqui e leia a íntegra do discurso]
Ao final da Missa, os fiéis receberam a bênção com o óleo.
Um elo histórico e espiritual com a Santa Casa
O vínculo entre Madre Bárbara e a Santa Casa remonta a 1856, quando a direção da instituição convidou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria para assumir o cuidado e a educação das crianças abandonadas da “Repartição dos Expostos”, também conhecida como Casa da Roda. A estrutura oferecida, “entre o forro e o telhado” não era adequado para o exercício da missão. O cuidado das crianças, foi, então, promovido em outros espaços de Porto Alegre.
A entronização da relíquia não apenas fortalece a memória e o legado de Madre Bárbara, mas também se torna uma fonte de inspiração e fé para todos os que visitarem a Capela. Em breve, a relíquia será colocada em um espaço seguro e em exposição permanente para a veneração de todos que passam pela “cidade da saúde”, pedindo a sua intercessão, em especial pelos doentes da Santa Casa.