Celebração Eucarística em memória litúrgica de Bárbara Maix.
Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Caríssimo Sr. Provedor Sr. Alfredo Guilherme Engler
Reverendíssimos Pe. Claúdio Damé e Pe. Leandro Chiarello
Com muita alegria que hoje a Igreja celebra a Memória Litúrgica da Bem-Aventurada Bárbara Maix. A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria também se alegra com a Festa de hoje. É uma Festa! Dia em que a Igreja reconheceu a graciosa alegria de Bárbara tornando-a Beata, a alegre, que participa da Graça redentora de Cristo através do evento Cruz-Ressurreição. Neste dia tão pleno de graça para nós, também nos alegramos em inaugurar a presença relicária de Bárbara nesse recinto: Santa Casa de Misericórdia. Este espaço é testemunha de sua ação missionária, de sua presença fiel aos apelos de Deus, do testemunho radical no seguimento a Jesus Cristo.
Bárbara adota o modelo de Maria como referencial de vida, capaz de apontar para a verdade que se descortina a cada passo no cumprimento do Projeto de Deus. Por isso, pode exortar a comunidade afirmando que, Maria deve ser imitada como modelo: “Imitemos bem Maria, nossa Mãe, ela é nosso modelo em todas as virtudes”. A respeito do caráter fundante da Congregação onde a Trindade é origem e fim, Bárbara arquiteta, conjuntamente, a proteção de Maria como padroeira. O termo Coração de Maria ocupa boa parte de seus escritos: “Desejo que recebam muitas graças de Deus… e que aproveitem para o bem de suas almas e glória do SS. Coração de Maria . Maria, cúmplice na realização da Vontade de Deus, professora na arte do discipulado, se apresenta como aquela que vai apontar sempre para onde está o Filho. Bárbara exorta a comunidade a buscar o Reino de Deus na própria comunidade e nos sujeitos da missão. No entanto, o itinerário da busca do Reino de Deus exige contínuo ressuscitar, ou seja, uma experiência de ressurreição que se interliga à misericórdia e à esperança: “Consolo-me em poder perdoar. Agradarei mais a Deus. Espero em sua divina misericórdia que, com o Ano Bom, minhas filhas ressuscitem, alegrando meu pobre coração e Deus”.
Portanto, a relíquia de Bárbara Maix, neste lugar, assume um movimento amoroso e verdadeiro na cura, na defesa da vida passo através dos médicos e enfermeiros e todos os colaboradores desse espaço. A relíquia será portadora da beleza santificante do Espírito Santo enraizada na Pessoa de Deus Pai e Mãe, e fundamentada na Pessoa de Jesus Cristo. Roguemos aos nossos Patronos protetores da Vida Congregacional junto a Deus, que derramem bênção e mais Bênçãos para esta Casa.
Meu abraço sororal. O Dinamismo trinitário de Deus vos abençoe. Amém.
Irmã Maria Freire da Silva
Diretora Geral
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Leia Mais: Relíquia de Bárbara Maix é entronizada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre