Entronização da relíquia de Bárbara Maix: Mensagem da Irmã Maria Freire da Silva

Celebração Eucarística em memória litúrgica de Bárbara Maix.

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Caríssimo Sr. Provedor Sr. Alfredo Guilherme Engler

Reverendíssimos Pe. Claúdio Damé e Pe. Leandro Chiarello

              Com muita alegria que hoje a Igreja celebra a Memória Litúrgica  da Bem-Aventurada Bárbara Maix. A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria também se alegra com a Festa de hoje. É uma Festa! Dia em que a Igreja reconheceu  a graciosa alegria de Bárbara tornando-a Beata, a alegre, que participa da Graça redentora de Cristo através do evento Cruz-Ressurreição. Neste dia tão pleno de graça para nós, também nos alegramos em inaugurar a presença relicária de Bárbara nesse recinto: Santa Casa de Misericórdia. Este espaço é testemunha de sua ação missionária, de sua presença fiel aos apelos de Deus, do testemunho radical no seguimento a Jesus Cristo.

Bárbara  adota o modelo de Maria como referencial de vida, capaz de apontar para a verdade que se descortina a cada passo no cumprimento do Projeto de Deus. Por isso, pode exortar a comunidade afirmando que, Maria deve ser imitada como modelo: “Imitemos bem Maria, nossa Mãe, ela é nosso modelo em todas as virtudes”.  A respeito do caráter fundante da Congregação onde a Trindade é origem e fim, Bárbara  arquiteta, conjuntamente, a proteção de Maria como padroeira. O termo Coração de Maria ocupa  boa parte de seus escritos: “Desejo que recebam muitas graças de Deus… e que aproveitem para o bem de suas almas e glória do SS. Coração de Maria . Maria, cúmplice na realização da Vontade de Deus, professora na arte do discipulado, se apresenta como aquela que vai apontar sempre para onde está o Filho. Bárbara exorta a comunidade a buscar o Reino de Deus na própria comunidade e nos sujeitos da missão.  No entanto, o itinerário da busca do Reino de Deus exige contínuo ressuscitar, ou seja, uma experiência de ressurreição que se interliga à misericórdia e à esperança: “Consolo-me em poder perdoar. Agradarei mais a Deus. Espero em sua divina misericórdia que, com o  Ano Bom, minhas filhas ressuscitem, alegrando meu pobre coração e Deus”.

Portanto, a relíquia de Bárbara Maix, neste lugar, assume um movimento amoroso e verdadeiro na cura, na defesa da vida passo através dos médicos e enfermeiros e todos os colaboradores desse espaço. A relíquia será portadora da beleza santificante do Espírito Santo enraizada na Pessoa de Deus Pai e Mãe, e fundamentada na Pessoa de Jesus Cristo. Roguemos aos nossos Patronos protetores da Vida Congregacional junto a Deus, que derramem bênção e mais Bênçãos para esta Casa.

Meu abraço sororal. O Dinamismo trinitário de Deus vos abençoe. Amém.

Irmã Maria Freire da Silva
Diretora Geral
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Leia Mais: Relíquia de Bárbara Maix é entronizada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Print your tickets