Celebre conosco os 206 anos do nascimento da Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Neste vídeo especial, a Diretora Geral ICM, Irmã Maria Freire da Silva, reflete sobre seu legado de fé, amor e dedicação ao serviço do próximo. Assista!
Mensagem Congregacional
Aniversário de Bárbara Maix
Eis que chegou o dia!
“A Luz se levanta com o sol” (Est 1,11)
Queridas Irmãs, formandas, leigos e leigas ICM, Colaboradores que compõem a nossa ópera missionária.
Hoje, somente hoje, queremos flutuar como águia olhando o mundo na amplidão do amor que se debruça sobre nossa Congregação, trazendo a alegria para celebrar 206 anos de existência de nossa Bem-Aventurada Bárbara Maix da Santíssima Trindade. Era 27 de junho de 1818, a Luz se levantava com o sol em Viena, os jardins floridos e cintilantes… ouve-se um choro de vida nova brotando na casa de José Maix. Era nossa querida Bárbara que nascia e já renascia para sempre, através do batismo recebido no mesmo dia.
Celebrar o aniversário de Bárbara é como uma dança valsante que gira e desliza no salão da escuta infinita de uma melodia eterna, acompanhada no violino do Espírito Santo. A vida de nossa Fundadora traz a certeza e a esperança, em um dinamismo do esperançar com os olhos no Crucificado-Ressuscitado e com os pés na realidade do povo, dos mais vulneráveis, sob o olhar contemplativo de Deus Pai e Mãe, sob a batuta da Ruah Divina que é a Sabedoria, o Entendimento, a Ciência, o Temor, a Fortaleza, o Conselho e a Piedade, todos dons vivenciados por Bárbara no mais alto grau.
Celebrar a Vida de Bárbara Maix é afinar permanentemente o violino e cantar as maravilhas do Senhor, na vida e Obra dessa mulher banhada pelos raios solares da SS. Trindade. A figura de Bárbara é prenhe da comunhão e da unidade que cresceu no itinerário valsante da sinodalidade, da justiça e da paz.
Bárbara nasceu para visibilizar com sua vida, o Reino de Deus e suas consequências, trouxe desde o nascimento as pegadas da Cruz de Jesus, mas trazia no coração e no cérebro, o selo santificante e solidário da Divina Trindade. Desde seu nascimento, valsou no movimento amoroso e esplendoroso da Ressurreição. As mulheres desempregadas, marcaram o início de sua missão evangelizadora no ato de educar e aprender a ser solidárias com os pobres, os samaritanos que descem diariamente ao chão do esquecimento, feridos pela perversidade e descompromisso das nações, no chão da rua em Viena e no Brasil.
Hoje, somente hoje, queremos celebrar, ofertando as flores cintilantes pelo sol, através da Missão Congregacional, estendida no Brasil de Norte a Sul, nos espaços missionários: em Moçambique, Haiti, Bolívia, Argentina e Roma.
Todos nós, nos deixemos contemplar o Sol da SS. Trindade aconchegadas pelo Imaculado Coração de Maria, no Tudo que é Jesus Cristo, no balançar do Espírito Santo, toquemos o violino em nossos espaços de missão. Abramos nosso ser e deixemos a alegria jubilosa saltitar e digamos: Parabéns, Bárbara Maix, valsante no jardim cintilante do céu, onde a água Viva que é o Cristo, banha as estrelas e a lua, fazendo resplandecer o Sol maior: O Cristo Ressuscitado!
Parabéns para toda Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria que se gerou fundamentada na Trindade, e nasceu do ventre espiritual de Bárbara Maix sob a proteção de Maria.
Abraço trinitário e jubiloso!
Irmã Maria Freire da Silva
Diretora Geral
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria