Dom Joaquim Giovani Mol assessora o primeiro dia de Conselho Plenário Geral

O primeiro dia do Conselho Plenário Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi dedicado ao estudo e reflexão sobre a realidade, a Igreja e o mundo, com ênfase em temas diretamente relacionados à missão promovida pela Congregação.

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, assessorou o encontro, aprofundando a análise sociopolítica e eclesial em perspectiva sinodal, a parti da motivação: “Por uma Igreja de Comunhão, Participação e Missão”.

A rica reflexão foi norteada a partir das seguintes linhas de estudo:

1. O Tradicionalismo de Hoje – Foi ressaltada “a força do passado na fraqueza do presente”, uma reflexão sobre como elementos conservadores têm moldado o cenário atual e como a Igreja pode responder diante desse cenário.

2. A Conjuntura Sociopolítica e Eclesial em Tesarec – focou na “profunda sensação de desnorte”, uma análise das crises sociais e políticas que impactam diretamente a vivência da fé e a ação da Igreja na sociedade.

3. A Guerra Cultural em Curso – reflexão sobre a tentativa de implantar uma nova neocristandade.

4. A Igreja Sinodal – Dom Mol destacou a importância de uma Igreja que caminha unida, fundamentada na “comunhão, participação e missão”, elementos-chave do processo sinodal em andamento.

O dia de formação é de grande importância para o Conselho Plenário Geral. Favorece às Irmãs a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as realidades desafiadoras que a Igreja enfrenta atualmente. Assim, discernindo em grupo, as Irmãs pode-se planejar a caminhada e o futuro da Congregação.

 

 

Print your tickets