Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães assessorou primeiro dia do Conselho Plenário

Porto Alegre (RS) – No primeiro dia do Conselho Plenário Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dinamizou o estudo central do encontro. Com maestria, o bispo facilitou as discussões em torno do tema: “Análise de conjuntura sociopolítica e eclesial na perspectiva da sinodalidade”.

Durante a manhã e a tarde, Dom Mol conduziu as reflexões, enfatizando que o Conselho Plenário é orientado pelo Espírito Santo. Ao abordar a análise de conjuntura, destacou que seu propósito é provocar questionamentos e, para isso, analisou o cenário social global e a “mudança de época que já chegou”, caracterizadas por ser “constante, rápida e profunda”.

O estudo também abordou a situação brasileira, e suas batalhas nos campos econômico, político, cultural, socioambiental, e na defesa da Casa Comum, além das esperanças e desafios no contexto eclesial. Dom Joaquim também destacou a influência do ambiente externo sobre a Igreja e as oportunidades para a missão evangelizadora.

O estudo encerrado com o momento de ressonância, no qual as Irmãs compartilharam suas reflexões a partir das discussões do dia.

CONSELHO PLENÁRIO GERAL

O Conselho Plenário Geral é o segundo evento mais significativo na vida congregacional. Reúne Irmãs dos Conselhos Geral e das províncias Maria Mãe de Deus e Nossa Senhora de Guadalupe, bem como Irmãs de diversas comunidades. O evento realça a importância da colaboração e do compartilhamento entre as diferentes províncias, fortalecendo os laços e ressignificando o compromisso com o Carisma e a missão congregacional.

O Conselho Plenário 2023 tem como objetivo promover a socialização da jornada congregacional, com base na Programação Geral de 2023, avaliar as ações já realizadas e definir as ações a serem realizadas no ano seguinte, sempre alinhadas com o Programa Geral elaborado para o sexênio 2021-2027.

 

 

Print your tickets