As Irmãs do Imaculado Coração de Maria estão reunidas em Conselho Plenário Geral. São dois dias de encontro on line onde as Irmãs estudam, debatem e projetam as ações que impactarão a vida e a missão da Congregação.
O evento – que é o segundo mais importante na vida da Congregação – acontece na terça (19), na quarta-feira (20) e tem como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida.”, lema: “Saiamos às pressas a vida clama!” e tem o objetivo de avaliar os resultados do Documento Capitular do XX Capítulo Geral Ordinário, sua aplicação e fidelidade ao Carisma Congregacional.
Participam Irmãs do Conselho Geral, Conselhos das Províncias Maria Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, representantes das comunidades ICM no Brasil e no mundo, além de Irmãs convidadas. Na oração de abertura leigas e leigo ICM proclamaram o Evangelho do Bom Samaritano.
Na mensagem de abertura, a Irmã Maria Freire da Silva recordou o tema e o lema do XX Capítulo Geral e destacou o pertencimento, o foco, testemunho e o ser inteligente como pontos fundamentais para viver o atual contexto congregacional que exige sempre mais comprometimento com os elementos fundantes.
“Enquanto Congregação, somos chamadas a ter pertencimento, a ter foco e testemunhar a vida em Jesus Cristo no coração da Igreja que nos desafia à sinodalidade na comunhão participação e missão. Isso se dá no corpo da Casa Comum, dentro de uma sociedade fragmentada, pandêmica, porém cheia de possibilidades através das organizações defensoras da vida” disse Irmã Maria Freire.
LEIA MAIS: Íntegra da mensagem da Irmã Maria Freire da Silva na Abertura do Conselho Plenário Geral
PROGRAMAÇÃO
Os dois dias de encontro serão intensos. Estudos, debates e a apresentação dos relatórios constam na programação.
Na terça-feira, pela manhã, houve a Análise de Conjuntura com a Irmã Eurides Alves de Oliveira, coordenadora provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, formada em Ciências Sociais e mestra em Ciências da Religião. Já a tarde, o estudo continua com a palestra “Compromisso místico-profético com a vida em tempos de pandemia”, ministrada pelo padre Boris Agustín Nef Ulloa, do clero da Arquidiocese de São Paulo, professor doutor de Teologia Bíblica.
Já na quarta-feira, o Setor Geral e as Províncias partilham a caminhada realizada como Congregação. Em seguida, em grupos, as Irmãs estudam as prioridades e processos do Documento Capitular e fazem indicação das ações e a programação para 2022.
CONSELHO PLENÁRIO GERAL
Depois do Capítulo Geral, o Conselho Plenário Geral da Congregação é o segundo encontro mais importante da vida ICM. Acontece anualmente e, segundo as constituições, “é um órgão colegiado de estudos, reflexão, e assessoria, com direito a voto consultivo, para uma ação conjunta nos assuntos mais importantes da Congregação.”.
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br