Mensagem da Irmã Maria Freire da Silva na abertura da Assembleia Geral Eletiva da USGCB

Abertura da Assembleia Eletiva da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras
Mensagem da Irmã Maria Freire da Silva, ICM, Delegada da USGCB
Agosto de 2024

Queridas Irmãs, Superioras Gerais e Irmãos!

Com imensa alegria diante dessa Assembleia quero expressar toda minha gratidão para juntas e juntos fazer dessa Assembleia a Literatura da Escuta, do discernimento, da comunhão e da participação na construção da sinodalidade. Como disse Papa Francisco em sua Carta: “de uma forma ou de outra, a literatura tem a ver com o que cada um de nós deseja da vida, uma vez que entra numa relação íntima com a nossa existência concreta, com as suas tensões essenciais, com os seus desejos e os seus significados. Nossa Assembleia apresenta e nos provoca, gerando um impacto através do Tema escolhido: “Artesãs do cuidado como Peregrinas da Esperança”, o que requer de nós, a sabedoria literária para nos enveredarmos nos aspectos que vamos estudar e refletir, como também tomar nossas decisões e encaminhamentos com a nova equipe da USGCB.

O Papa ainda cita: “Com grande razão, o Concílio Vaticano II afirma que «a literatura e as artes […] procuram dar expressão à natureza do homem» e «dar a conhecer as suas misérias e alegrias, necessidades e energias» [3]. Na verdade, a literatura inspira-se na quotidianidade vivida, suas paixões e acontecimentos reais, como «a ação, o trabalho, o amor, a morte e todas as pobres coisas que enchem a vida» [4]. Graças ao discernimento evangélico da cultura, é possível reconhecer a presença do Espírito na variegada realidade humana, ou seja, é possível captar a semente da presença do Espírito já plantada nos acontecimentos, sensibilidades, desejos, tensões profundas dos corações e dos contextos sociais, culturais e espirituais. Podemos reconhecer uma abordagem semelhante, por exemplo, nos Atos dos Apóstolos, onde é mencionada a presença de Paulo no Areópago (cf. At 17, 16-34). Falando de Deus, Paulo diz: «É nele, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos, como também o disseram alguns dos vossos poetas: “Pois nós somos também da sua estirpe”» (At 17, 28). Não esqueçamos o quanto é perigoso deixar de ouvir a voz do outro que nos interpela! Caímos imediatamente no isolamento, entramos numa espécie de surdez “espiritual”, que também afeta negativamente a nossa relação conosco próprios e com Deus. Portanto, nós Superioras, superiores Gerais temos um mundo que nos conecta diariamente com notícias, tragedias, guerras, desgoverno das nações, lideranças e governança frágeis, a emergência climática e a governança global.

No entanto, somos muitas que ainda afetamos em nossa Ação Missionária a nível mundial, no serviço aos pobres, os mais vulneráveis, mulheres e crianças em todos os Continentes, onde nossa Consagração tem marcado, fazendo o diferencial no seguimento discipular a Jesus Cristo. As Religiosas afrontam o desafio e um futuro incerto. Se somos artesãs do cuidado devemos cuidar da formação de Irmãs em sua capacidade de liderar, de visibilizar o Carisma, destacando quais são os pontos de força de ressurreição. É tempo de condividir esperança, altruísmo, vontade e liberdade no Projeto de Deus.

Somos convocadas, como Superioras e Superiores, “a tocar a paz, a trazer o frescor dos dias vindouros, onde a força da profecia torna a mesa partilhada, arrumada no andar da esperança, alimentando os pobres.” Andemos até a raiz, comprometidas, interagindo com a força mística que desacelera a ansiedade de chegar a lugar nenhum, tornemo-nos vida na frescura da profecia, no cuidado com a vida, na leveza do andar no esperançar do Ano jubilar. No próximo Ano celebraremos o Ano Jubilar, o Ano Santo. Onde não é apenas passar pela porta Santa, proteger defender a vida, escutar a voz.

A CRB Nacional, está celebrando 70 anos, a USGCB também irá celebrar 60 anos de Fundação. A UISG também realizará a sua Plenária e nela celebrará 70 anos de existência em 2025. Pretende ressignificar suas estruturas, sua forma organizacional a partir de seu Plano Estratégico. Isso diz respeito a nós. Estamos interligadas nesse conjunto global.

Com abraço Trinitário.

Irmã Maria Freire da Silva