Com o objetivo de aprofundar os fundamentos bíblicos, teológicos e pastorais, a Editora Vozes publicou o livro: “Vocação e Missão do Catequista. Por que um Ministério?”, organizada pela Irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e pelo Padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
A obra, que chega às lojas físicas e virtual da editora no mês de agosto, quando se celebra a vocação do catequista, oferece uma rica, atualizada e sólida reflexão às comunidades do Brasil sobre o Ministério do Catequista, tendo como base o Motu proprio do Papa Francisco “Antiquum Ministerium“.
De acordo com a Irmã Maria Aparecida, “é um livro para ajudar no aprofundamento sobre o Ministério do Catequista. A proposta é olhar o Ministério a partir das fontes: Palavra de Deus, a Teologia dos Ministérios, os ministérios e a liturgia; a comunidade como o lugar dos ministérios, entre outros temas”.
O livro conta com 96 páginas, sete capítulos e a contribuição de nove autores, entre eles, Dom Antônio Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, os próprios organizadores, presbíteros e religiosas. Ao final desta matéria, confira a relação dos capítulos e autores.
A obra ajuda ainda a superar a visão de que a Catequese é apenas curso que prepara para a recepção de sacramentos. O horizonte é maior: a noção de Ministério como serviço eclesial e também como um serviço oficial, que a Igreja entrega a catequistas bem-preparados, tanto no conhecimento como no testemunho de vida que são chamados a oferecer.
“O livro ressalta que o maior desafio do catequista é se descobrir como vocacionado para a catequese. Até então se tinha a catequese como uma tarefa, função. O Ministério não é uma tarefa, é uma vocação. A Igreja reconhece esta vocação, protagonizando o leigo para o serviço da transmissão da fé. Outro desafio é as Dioceses formarem os seus catequistas para essa missão”, afirma Irmã Maria Aparecida.
E pensando nesse desafio é que, ao final de cada capítulo, os autores indicam sete questões de aprofundamento das reflexões propostas para o leitor.
“O Catequista que receber esse livro recebe um presente. A proposta da obra é qualificar o catequista para o serviço da Palavra: a Palavra que forma discípulos de Jesus Cristo em comunidade eclesial e missionária”, finalizou Irmã Maria Aparecida.
ONDE ADQUIRIR?
Em breve, na Editora Vozes. Clique Aqui
CAPÍTULOS
Capítulo 1 – O Ministério de catequista e a Iniciação á Vida Cristã: profecia, terapia e liturgia
Por: Pe. Abimar Oliveira de Moraes
Capítulo 2: Comunidade cristã, lugar dos ministérios
Por: Jânison de Sá Santos e Leandro Francisco Pagnussat
Capítulo 3 – Um Ministério que nasce do coração da Palavra de Deus
Pe. Décio José Walker e Maria Aparecida Barboza
Capítulo 4 – A Teologia dos ministérios laicais: do Concílio Vaticano II à Constituição Apostólica Antiquum Ministerium
Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira
Capítulo 5 – Educar e celebrar a fé: ritos e ministério laical do catequista a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Pe. Patrick Brandão
Capítulo 6 – Como será a formação dos que serão instituídos no Ministério Laical de Catequista?
Por: Ir. Sueli da Cruz Pereira
Capítulo 7 – Os ministérios leigos para uma Igreja em saída
Pe. Patriky Samuel Batista
—
Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br